• 06 set 2020

    Massas especial nº 618 – 82 anos da Fundação da IV Internacional

Editorial, Massas 618 – Especial – 6 de setembro de 2020

Em 20 de agosto de 1995, momento em que se completavam 55 anos do assassinato de Leon Trotsky, publicamos um folheto, divulgando o documento, intitulado “O Congresso de liquidação da Internacional Comunista”, escrito em 23 de agosto de 1935. O acerto da crítica às revisões promovidas pelos agentes de Stalin na III Internacional marca profundamente a consistência da luta pela constituição da IV Internacional, três anos mais tarde. Fundada em 3 de setembro de 1938, perfaz 82 anos. Este número especial do jornal Massas é dedicado à luta pela reconstrução do Partido Mundial da Revolução Socialista, a IV Internacional.

Um ano depois de sua fundação, o imperialismo desencadearia a Segunda Guerra Mundial. A IV Internacional, embora organizativamente frágil, se levantou como a força programática do proletariado e da maioria oprimida. As teses de Lênin sobre a guerra imperialista seriam fielmente aplicadas nas novas condições da sangrenta conflagração. Teses que ampararam a luta dos bolcheviques contra a capitulação da Segunda Internacional socialdemocrata, e que foram fundamentais para orientar as massas para a revolução de outubro de 1917. Ninguém poderia prever que essas Teses seriam submetidas, na III Internacional, a uma revisão oposta aos seus pressupostos. Ninguém poderia diagnosticar a liquidação da III Internacional à semelhança como os revisionistas liquidaram a II Internacional.

A degeneração da II Internacional influenciou decisivamente no isolamento da revolução proletária na Rússia. A luta revolucionária do proletariado alemão se ligava ao destino, não só da revolução na Rússia, como no da Europa. A degeneração da III Internacional, por sua vez, serviu à aliança imperialista contra a revolução espanhola, e impulsionou o movimento contrarrevolucionário, que tomou conta da Europa.

Ao se levar a cabo o desarme programático, teórico e político da III Internacional, o estalinismo submeteu os partidos comunistas, em todo o mundo, à fração imperialista considerada “democrática”. A adoção da tática das “frentes populares” não passava de uma adaptação da velha política socialdemocrata de colaboração de classes. O estalinismo abandonava a orientação de leninista da transformação da guerra imperialista em guerra civil contra a burguesia, sob a estratégia da revolução proletária. A particularidade da emersão do nazifascismo e de sua orientação para a guerra imperialista serviu de máscara ao revisionismo da tática revolucionária do proletariado, que foi substituída pela tática de colaboração de classes. Eis por que Trotsky definirá o Sétimo Congresso da Internacional Comunista como sendo de sua liquidação programática.

À diferença da II Internacional, que foi mantida como aparato a serviço da contenção da luta de classes, a III Internacional acabou sendo dissolvida, em 1943, em meio à guerra imperialista, que concluiria em 1945. Da liquidação programática, se chegou à liquidação organizativa. Essa drástica decisão fez parte das concessões contrarrevolucionárias de Stalin ao imperialismo “democrático”, ou seja, aos Estados Unidos e Inglaterra. As bandeiras da “paz mundial” e da “coexistência pacífica” tiveram como resultado a liquidação física da III Internacional.

Em 20 de agosto, data do assassinato de Trotsky, dedicamos o número 617 do jornal Massas a ser parte da campanha em defesa do marxismo-leninismo-trotskismo e da tarefa de reconstrução da IV Internacional. Estampamos na capa “Memória Eterna a Leon Trotsky, assassinado em 20 de agosto de 1940, a mando de Josef Stalin”. “Em defesa do programa da revolução e ditadura proletárias!”. Decidimos, também, publicar uma coletânea de documentos e artigos na forma de livro (“Leon Trotsky, a continuidade do marxismo-leninismo”). Em nosso percurso, já havíamos divulgado inúmeros folhetos e o livro “Pôr em pé a IV Internacional”.

O Partido Operário Revolucionário, seção do Comitê de Enlace, sempre deu a máxima importância ao internacionalismo proletário. O que coloca constantemente a luta contra todas as formas de revisionismo do marxismo-leninismo. Em outras palavras, a luta pela continuidade do trotskismo.  Agora, lançamos o Manifesto “82 anos da fundação da IV Internacional. Viva o internacionalismo proletário, marxista-leninista-trotskista. Reconstruir a IV Internacional – Partido Mundial da Revolução Socialista”.  Acompanha, portanto, nesse jornal Massas especial, a reedição do documento “O Congresso de liquidação da III Internacional”. Conservamos, nesse sentido, a apresentação que acompanha sua edição original, na forma de folheto.